Conceitos Básicos do Hearthstone

Saudações Invasores de Naxxramas .

Eu estava numa live quando me deparei com uma pergunta : vendo a situação eu decidi escrever um artigo à respeito, embora  já existam muitos por ai. A pergunta  do dia é ? “Qual a diferença entre decks MidRanger,Aggro,Tempo e Controle?”

Os três tipos de plataforma sempre foram: Aggro, Control e Midrange.

Porém existem construções que tendem a mudar essas plataformas  originando outros decks, sendo assim outros 3 tipos existentes:

MidRange, Tempo e Control/Combo Tendo em base essas plataformas, é seguro afirmar que todas elas são counters umas das outras.

Aggro

O aggro é o tradicional “Tudo ou nada”  tendo que matar o oponente da forma mais rápida possível para evitar problemas em turnos elevados. Geralmente tem lacaios de custo baixo com um ataque um pouco mais elevado, às vezes com investida ou sinergias que beneficiam uns aos outros (por exemplo o atual Paladino Aggro ou Bruxo Zoo). O Objetivo do deck aggro é sempre querer terminar com seu oponente nos turnos 6 para 7, caso a partida se estenda a situação de um deck aggro começa a se complicar, nos turnos mais elevados seu recurso se tornam cada vez mais escassos o fazendo perder a partida, por essa razão é importante eliminar o oponente o mais rápido possível. Existem 3 plataformas aggro:

Zoo: Tendem à evocar diversos lacaios em campo até deixar a mesa cheia e finalizar o oponente com várias remessas de lacaios.

Burn: Deck aggro focado em seus feitiços como o Mago de Segredos que tendem começar com lacaios e terminar com feitiços na face do oponente.

FaceAggro: são a versão mais rápida e objetiva dos aggros o plano principal do deck é causar o máximo de dano possível no minimo de tempo possível, seu principal foco é a repetição e redundância diversas cartas que causam dano ou tem efeitos parecidos o que torna os draw mais consistentes para finalizar o jogo

Controle

Possui uma característica única de controle à partida (Não me diga -.-) as plataformas controles  tendem guardar seus recursos para lidar com problemas encontrados no campo as  plataformas de controle tendem a ter diversas remoções e cartas que geram outras cartas para sempre ter mais recursos contra seu adversário e ganhar de seu oponente muitas vezes por fadiga ou por falta de recursos do oponente. Existem  5 plataformas controle diferentes da tradicional sendo elas:

Controle/Combo: Os decks controles combos tendem à controlar o estagio inicial da partida até chegar o momento certo de finalizar seu oponente com um grande combo (por exemplo Exodia Mage ou Highlander Priest).

Big/Controle: focado em controlar os estágios inicias da partida e começar suas estratégias em evocar lacaios extremamente pesados na partida o que é o caso do Big Priest os deck big tem a facilidade para evocar lacaios grandes até mesmo nos turnos mais baixos, mas nem todas as classes possui um arquétipo Big.

Ramp/Controle:  Sendo única especificamente do druida o Ramp é basicamente o mesmo do Big só que com padrões diferentes  em vez de evocar lacaios grandes em turnos mais baixos ele tendem a evoluir sua mana para evocar lacaios mais pesados, druida ramp é a única classe capaz de chegar no turno 10 enquanto seu oponente ainda está no turno 6.

Fadiga/Controle: E chegamos nos decks Mill, os decks Mill conhecidos por serem os decks fadiga tendem à controlar os estágios da partida até certo ponto para que possa fazer o oponente comprar cada vez mais cartas e o fazer chegar na fadiga o mais rápido possível uma especialidade muito única do Ladino que é a classe mais bem sucedida nesse requisito de deck.

Combo

Os decks combos não há exatamente o que falar é basicamente como o nome já diz “Combo” focados em segurar a partida até o momento de realizar o combo como dito no Controle/Combo. Porem Existem dois tipos de decks combos sendo eles:

O combo cíclico: Que é o combo que tem foco em comprar muitas cartas em poucos turnos para comprar seu combo o mais rápido o possível e finalizar a partida ( Um exemplo é Miracle Rogue e o Razakus Priest).

O combo Stall: Que é um deck combo que tem foco em segurar a partida, máximo possível até vir o combo, que é o caso do Exodia Mage e do Paladino Exodia.

MidRange

Os decks MidRange são os famosos fake aggros são decks que começam sendo agressivos a diferença entre os decks Mid e Aggros é que eles possuem turnos mais elevados com uma curva de mana um pouco mais  pesada. Os decks Mid são tanto um aggro quanto um controle, pois possuem as mesmas eficiências. Os decks MidRange  tendem a forma sua estratégia pensando em seus turnos elevados não necessariamente controlam o jogo, podem resolver uma ameaça uma vez ou outra mas não sempre. Um deck da atualidade que pode ser considerado um Mid é o Priest com evocador malevolente.

Existe uma plataforma única que ja existia mas veio ganhando destaque sendo ela:

Tempo: Os decks Tempos não são exatamente um tipo de plataforma. Eles são considerados na verdade tanto um controle quanto um Midrange. O tempo é apenas uma definição usada nas jogadas de tempo em que o jogador visa o momento certo para fazer uma jogada e garantir a vitória, os decks Tempo como o nome já diz é ganhar tempo ser tanto agressivo na horas certas quanto defensivo em algumas situações  o deck Tempo desenvolve sua mesa enquanto nega algumas ameaças do oponente você não procura vencer com os lacaios de estagio inicial da partida e sim com os lacaios de estagio finais como por exemplo a “Égua esquelética”. Um dos decks Tempo da atualidade é o Ladino Tempo ou Mago de Segredos.

Acho que vale ressaltar  que estás  são informações  de plataformas  de características  predominantes que se comportam desta maneira. Não é algo fixo  como por exemplo  um deck controle só faz coisas de controle e não se comportam como um deck Tempo. Mas Cabe ao jogador decidir a jogada  da melhor maneira possível.

Espero que com esse artigo tenham ficado claro as diferenças e dúvidas à respeito dessas plataformas.

Obrigado por ler até aqui e espero ter ajudado.

Um grande abraço do frio gélido para vocês

Kel'Thuzad

Um jogador que ama o flagelo e tudo relacionado ao Lich Rei, como classe favorita Sacerdote.