FAAAAALA INVASORES, Barão Rivendare aqui e bem vindos aos nosso novíssimo Mensageiro do Meta, aqui eu trarei semanalmente uma atualização do metagame baseada em dados que recolhi. Então BOOOOOOORAAAAAAA!
Dessa vez nos encontramos na segunda semana do meta, nos ranks mais altos, assim como nos campeonatos, já começa a se formar uma casca de o que podemos esperar ver muito daqui para frente, ou seja: Guerreiro, Mago e Sacerdote Combo, é provável que algumas mudanças (Nerfs) irão ocorrer para pelo menos as duas primeiras em breve, então fiquem ligados a qualquer nova notícia na nossa página.
Tier 1
Tipo: Controle
Popularidade: Muito Alta
Presença Maior do Deck: Ranks 4 ao 1
Consistência: Alta
Taxa de Vitórias: 53.94%
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Código:
AAECAQcGn7cDjvsCoIADqKQDkvgChp0DDLP8AoP7AqIEnfACgqgDm/MC/weSnwOfoQNLnvsCn6QDAA==
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Substituições:
-1 Dinamitron e
-1 Montagem Ômega
+1 Comandante da Milícia e
+1 Praga da Ira
Tipo: Agressivo
Popularidade: Alta
Presença Maior do Deck: Ranks 4 ao 1
Consistência: Alta
Taxa de Vitórias: 55.17%
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Código:
AAECAZ8FBIOhA/yjA68E0pkDDf4D2wPKqwO1mAPjBa+nA8UDpwjeggPiiQP8/ALPBpupAwA=
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Substituições:
-1 Nomi
+1 Murloc Caçamaré
Tipo: Midrange
Popularidade: Alta
Presença Maior do Deck: Ranks 4 ao Lenda
Consistência: Alta
Taxa de Vitórias: 53.43%
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Código:
AAECAQcEkvgCoIADm5QDn7cDDUuiBP8HnfACm/MCg/sCnvsCs/wC9YADl5QDmpQDkp8Dn6EDAA==
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Substituições:
Não há substituições recomendadas para este deck.
Tipo: Controle
Popularidade: Alta
Presença Maior do Deck: Ranks 2 ao Lenda
Consistência: Mediana
Taxa de Vitórias: 51.48%
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Código:
AAECAf0EHooByQOrBMUEywTtBJYF4QfsB7gIvuwCnvACpvAC7vYCxvgCoIAD55UDg5YDn5sDoJsDip4D2KADoaEDwqED/KMDi6QDkqQDv6QDhKcD9KsDAAA=
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Substituições:
Não há substituições recomendadas para este deck.
Tipo: Aggro
Popularidade: Baixa
Presença Maior do Deck: Ranks 20 ao 5
Consistência: Alta
Taxa de Vitórias: 54.52%
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Código:
AAECAaoIAt6CA5ybAw7+A9sDyqsDxpkDtZgD4wWvpwPQB/SZA4yUA8UDpwjiiQOTCQA=
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Substituições:
Não há substituições recomendadas para este deck.
Tipo: Combo
Popularidade: Mediana
Presença Maior do Deck: Ranks 1 e Lenda
Consistência: Alta
Taxa de Vitórias: 52.69%
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Código:
AAECAa0GAtYKqaUDDvgC5QT2B9UI0QrSCvIM9wz7DOX3Aq+lA9KlA9OlA4SoAwA=
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Substituições:
-1 Dissipação em Massa
+1 Madame Lazul
e/ou
-2 Ondulação Sagrada
+2 Acumulador de Tesouros
Tier 2
Tipo: Aggro/Midrange
Popularidade: Mediana
Presença Maior do Deck: Ranks 8 ao 3
Consistência: Alta
Taxa de Vitórias: 53.21%
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Código:
AAECAR8IxwOHBMkErgaY8AKnggObhQOfpQMLngGoArUDxQj+DO/xAvWJA/mWA76YA+WkA6KlAwA=
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Substituições:
-1 Competidor Mascarado
+1 Armadilha de Cobras ou Armadilha de Rato
Tipo: Controle
Popularidade: Alta
Presença Maior do Deck: Ranks 3 ao Lenda
Consistência: Mediana
Taxa de Vitórias: 52.40%
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Código:
AAECAf0EBpaaA8b4AqCAA8UEip4D2KADDJ+bA4oBqwSDlgPLBL7sAvKlA8kDoJsDi6QDwqED4QcA
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Substituições:
Não há substituições recomendadas para este deck.
Tipo: Aggro
Popularidade: Baixa
Presença Maior do Deck: Rank 2 ao Lenda
Consistência: Muito Alta
Taxa de Vitórias: 52.61%
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Código:
AAECAQcEnQLSAq8En7cDDRYcsAKOBdQIhe0CnfACs/wCn6ED9KcDgqgD9agD3KkDAA==
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Substituições:
-1 Vespa Carmesim
+1 Capataz Cruel
Tipo: Aggro
Popularidade: Mediana
Presença Maior do Deck: Ranks 2 e 1
Consistência: Alta
Taxa de Vitórias: 52.98%
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Código:
AAECAR8En7cD2wmvBKCAAw32/QKXCOD1Au/1Atf+ApH7AuL1Arn4AracA4mAA5j7AsyBA6j7AgA=
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Substituições:
Não há substituições recomendadas para este deck.
Tipo: Aggro
Popularidade: Mediana
Presença Maior do Deck: Ranks 9 ao 1
Consistência: Mediana
Taxa de Vitórias: 51.48%
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Código:
AAECAf0GBK8E+v4Cj4IDgqUDDTDCCPb9AtyGA7SRA4idA7WfA/qkA/ukA/ykA4GlA72mA/2nAwA=
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Substituições:
-1 Acordo Sinistro
+1 Cristalizadora
Tier 3
Tipo: Controle
Popularidade: Mediana
Presença Maior do Deck: Ranks 9 ao 4
Consistência: Baixa
Taxa de Vitórias: 52.79%
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Código:
AAECAZ8FBvH+AqCAA4uKA5OlA7ulA5+3AwzcA88GtPYC2f4C4f4CkYADmqEDoKEDxaED8qUD9KcDyqsDAA==
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Substituições:
Não há substituições recomendadas para este deck.
Tipo: Controle
Popularidade: Baixa
Presença Maior do Deck: Ranks 10 ao 6
Consistência: Alta
Taxa de Vitórias: 50.55%
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Código:
AAECAQcEkvgCoIADm5QDn7cDDUuiBP8HnfACm/MCg/sCnvsCs/wC9YADl5QDmpQDkp8Dn6EDAA==
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Substituições:
Não há substituições recomendadas para este deck.
Tipo: Tempo
Popularidade: Mediana
Presença Maior do Deck: Ranks 3 ao Lenda
Consistência: Alta
Taxa de Vitórias: 51.22%
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Código:
AAECAaIHBrICyAOvBOf6AvyjA5+3Awy0AcsDzQPUBe4GiAfdCO/xAo+XA4mbA/+lA/WnAwA=
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Substituições:
-1 Zéfiro, o Grande
-1 Cl1c-Cl4c
-2 Veneno Mortal
+2 Capanga da Gangue
+2 Dragonleta
Tipo: Tempo
Popularidade: Baixa
Presença Maior do Deck: Ranks 20 ao 6
Consistência: Mediana
Taxa de Vitórias: 51.23%
_________________________________________________________________________
Código:
AAECAZICAp+3A6CAAw7OlAPKnAP3A8OUA9/7AuYF7aID/QLX7wLvogPtA9ulA9OcA7/9AgA=
_________________________________________________________________________
Substituições:
-1 Paisagismo
+1 Flupe Fuzubúrdio
Tipo: Aggro
Popularidade: Baixa
Presença Maior do Deck: Rank Lenda
Consistência: Mediana
Taxa de Vitórias: 49.42%
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Código:
AAECAaoIAv4F5qUDDu4B2wP5A5MJsPAC9vACj/sCnP8CjIUD9ooDjJQDxpkD9JkD1KUDAA==
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Substituições:
-1 Bagata (é um slot flexível do deck, porém sinergiza com Espírito do Sapo).
Guerreiro Controle
Como esperado por todos, Guerreiro Controle continua no topo, agora que a classe tem meios de jogar melhor contra Mago assim como segurar Sacerdote (ambos são pela inclusão dos cards com provocar), parece difícil achar motivos para simplesmente pegar Guerreiro Controle e subir a ladder com ele.
Guerreiro Aggro
Pois é galera, parece que guerreiros não precisam fazer você sentar na frente do computador por 40 minutos, eles também podem te matar em 3. Esse deck entrou em ascensão como uma bala, subiu mais rápido que a capacidade dele de te matar no turno 5 e se me permitem fazer um adendo, baseado nos números, se não fosse por Guerreiro Controle/Bomba (únicos counters reais do Guerreiro Aggro), esse deck dominaria o meta.
Guerreiro Bomba
O uso do deck caiu um pouco por isso a queda de Ranking, as pessoas apenas enjoaram de usar Guerreiro Bomba, porém deve encontrar seu lugar novamente caso algo aconteça com sua contraparte controle.
Mago Highlander
Um dos heróis improváveis da expansão (alguém realmente esperava que decks Highlander fossem funcionar bem de início?), utilizando sinergias de grandes feitiços assim como o Zéfiro e a ótima tempo play que é o Reno, o deck consegue gerar valor para bater de frente com Guerreiro Controle e possui matchups aceitáveis contra decks agressivos.
Mago Controle
Um deck que “corre por fora” alguns trackers podem identificar ele e o Highlander como o mesmo deck. Porém eles jogam um pouco diferente, para começar esse deck tem um foco ainda maior na sinergia de Grandes Feitiços, além de rodar com earlygame bem defensivo para poder chegar com tranquilidade no turno da Galáxia Portátil de Luna. Apesar de algumas versões rodarem sem Chamado do Conjurador, não é recomendado.
Caçador Highlander
E a ascensão de nosso outro herói improvável continua. Apesar de ter certa dificuldade contra decks agressivos, o Caçador Highlander encontra sua força em jantar Guerreiros e Magos além claro do nosso “querido” Sacerdote Combo. Brann e Zéfiro fazem uma grande diferença quando você compara o deck ao seu gêmeo com duplicatas.
Caçador Segredos
Se Caçador fosse uma montadora de carros, Caçador Highlander seria um v8 e o Caçador Segredos um v6. A vantagem do Caçador Segredos em relação ao Highlander é que ele possui mais consistência no earlygame indo um pouco melhor contra aggros, porém perde o poder de finalização que Brann e Zéfiro fornecem.
Caçador Bomba
O deck ainda não sofreu alteração alguma e não parece que sofrerá. Estão havendo poucos testes com esse arquétipo e quem está usando está simplesmente usando a lista antiga. Apesar de eu ter falado semana passada que o deck provavelmente continuaria a ser tier 1 por quatro meses, eu me dou o direito de me corrigir e dizer que ele apenas não vai sair do meta (provavelmente).
Paladino Murloc
Ok, ok, talvez eu tenha subestimado um pouco o deck, apesar de ainda existir a inconsistência, a principal questão desse deck é que ele não depende apenas de ter Lentes Prismáticas no turno 4, ele pode simplesmente curvar bem e te matar. Outro ponto é que poucos decks no meta possuem meios para limpar uma mesa cheia de Murlocs no turno 5, seja com AOE ou trocando, no caso de decks agressivos.
Paladino Missão
Mesma coisa de semana passada, mesma lista, mesmo motivo para ser usada, vale ressaltar agora que além de ter quase 80% de Winratio contra Guerreiro o deck vai bem contra Caçador num geral também. Deck ótimo para torneios num geral (seria, caso Magos não estivessem dominando os torneios, claro).
Sacerdote Combo
Em uma semana, em um meta novo, podem ocorrer muitas surpresas, semana passada eu disse que aquilo que nem existia poderia se tornar tier 0 e é quase isso o que aconteceu com esse deck. “Difícil de dominar, fácil de ganhar” deve ser isso o que 10% de todo o Rank Lenda (porcentagem bem alta) deve estar pensando, o deck não possui fraqueza aparente, mas é legal ressaltar que a Ladder está focando em counterar Guerreiro e Mago.
Xamã Murloc
As novas listas fazendo uso de curva mais agressiva possuem essa característica devido ao nosso Metagame atual infestado de Magos e Guerreiros. Hagathas perderam força graças aos novos provocar de Guerreiro e Mago não liga para seu lategame, a solução então é conhecida por muitos jogadores de Hearthstone: SMOrc.
Xamã Sobrecarga
Deck Agressivo forte que possui boa winrate mas baixa popularidade, as listas têm deixado de lado um pouco o pacote de Martelo da Perdição + Trincapedra, para poder tirar proveito da Vessina, que é muito forte por sinal.
Bruxo Zoo
Bruxo Zoo nas últimas expansões tem sido um deck que você utiliza bastante no começo pois as listas são fáceis de montar, intuitivas e dão resultados rápidos. Porém nesta expansão isto não têm sido bem uma verdade, parece que o arquétipo quer tomar muitas direções e todas são fortes, tornando difícil o deckbuilding da melhor, Tapete, Abutre e Servos, talvez o melhor mesmo seja juntar tudo em uma coisa só.
Ladino Tempo
Ladino de Grupo de Pilhagem encontrou uma nova arma, abandonou o Grupo de Pilhagem e com isso surgiu este deck, o fato de não precisar rodar Preparação e mesmo assim conseguir manter a agressividade e as jogadas de Tempo com Corsário Terrível contribuem bastante para esta versão ser a mais usada. O deck vem tendo uma ascensão em ranks mais altos.
Druida Token
Por enquanto, é um arquétipo sólido com uma lista fácil de deduzir (ela basicamente diz “me monta desse jeito aqui”) e uma condição de vitória que todos sabemos qual é, ao contrário do deck de Druida Missão. O problema é que poucas pessoas parecem ter interesse em usar esse deck, o que torna difícil encontrar dados realmente concretos.
Está é a área onde eu trago alguns decks que não estão presentes na tierlist mas que são interessantes e valem o teste, talvez até integrem o meta futuramente (alguns são sugestões pessoais de listas visando melhorar algumas fraquezas).
Tipo: Combo
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Código:
AAECAZICBrQDrtIC5PsC9fwC+KED9KIDDEBWX/4B0wPEBr/yAsaGA6miA8iiA++iA9mpAwA=
Tipo: Aggro
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Código:
AAECAaoIAuGoA+/3Ag7yAcaZA7SRA/mlA7DwAoqAA5wCu6UDz6UDi4UD3gXVpQPv8QLUpQMA
Tipo: Tempo
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Código:
AAECAf0EBpaaA+72Asb4AqCAA7gIhKcDDMiHA/+dA7wIn5sD4psD5gSrBNKJA4OWA8sE0wHhBwA=
Tipo: Tempo
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Código:
AAECAaIHCLIC6/AC7/MCr5EDtJEDkpcDp6gDt6wDC7QBqAjH+AKPlwOQlwP7mgP+mgO7pQP1pwOqqAOtqAMA
Tipo: Midrange
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Código:
AAECAR8Cm4UD6aIDDqgCtQPeBLsFxQjbCYEK9uwCyfgCoIUDpIgD5pYD+ZYD5KQDAA==
Este Metareport foi feito com base nos dados fornecidos pelo HS Replay.