Meta Janeiro 2022 – Uma Opção para cada Classe – pt1

Saudações Invasores!!
 

Voltei, após minha pausa longa até demais (principalmente devido ao trabalho). Enfim, nesse post vamos dar uma olhada de como está o META nesse inicio de ano, aproveitar que o Miniconjunto e outras mudanças bruscas ainda parecem longe.

Iremos ver ao menos uma lista para cada Classe, vendo uma visão geral do deck e de Mulligan. Porem, algumas classes terão 2 opções, caso o mais forte seja mais complexo de se jogar, um deck mais simples irá vir junto.

E para não ficar gigantesco, vou dividir em 2 partes, 5 classes em cada.

Sem mais delongas, vamos começar, seguindo a ordem alfabética das classes.

Bruxo – “Questline Handlock”

Taxa de Vitória: 55% ~ 58%

Estilo: Controle/Combo

A Serie de missões de Bruxo, A Semente Demoníaca, desde seu lançamento vem sendo muito utilizada pela classe.

Porem, depois tentos nerfs na própria missão e em bons apoios que ela tinha, ela foi perdendo seu estrelato e sendo deixada como um ótimo botão do pânico, porque se todo o resto do seu deck não matou o oponente, a missão VAI matar.

E graças ao fato da missão não ser mais o foco, muitas das cartas nerfadas junto a missão foram abandonadas e substituídas pela ideia de “muitas cartas na mão, poucas no deck” conhecida como Handlock.

Se no deck anterior tivemos um exemplo perfeito de deck Aggressivo, agora temos o exemplo da junção de Controle e Combo.

O inicio é praticamente sobre sobreviver, já que você sempre vai sair atrás pelo uso do poder heroico para chegar ao máximo de cartas na mão. E o deck faz isso até que bem com suas remoções eficientes de baixo custo que podem limpar o campo, restaurar vida e ainda filtrar seu deck, habilitando outras cartas.

É pelo turno 4-5 que a ideia começa a tomar forma. pois com a mão cheia, seus descontos começam a fazer muita diferença, podendo baixar diversos lacaios gigantescos por pouquíssima mana e acabar o jogo em apenas um turno não respondido pelo oponente com a poderosa Mestre do Campo de Batalha.

E como dito antes, se você sobreviver ao oponente e ele sobreviver aos seus lacaios gigantes, a Semente Demoníaca acabará o jogo sozinha.

 

Visita Guiada e Tiro pela Culatra são essenciais, já que o inicio deve ser sobre comprar tão rápido quanto for possível.

E como sobreviver é importante, remoções entram na prioridade, porem elas variam dependendo do oponente, novamente ajuda saber o meta, para reduzir as possibilidades.

Porem no geral, Toque dos Nathrezin, Drenar Alma e Arremessadora Umbralamina são o melhores para o inicio. a efetividade de Espiral Etérea e Dilaceração de Alma variam de partida para partida.

Manter a heroína Tamsin Terrolich também é uma boa opção, já que ela oferece limpeza de campo e compra eficiente simultaneamente.

AAECAf0GAvLtA4T7Aw61uQO2uQObzQPXzgPB0QOT3gOT5APw7QOI7wP9+gOD+wPEgASEoATnoAQA

Caçador – “Face Hunter” 

Taxa de Vitória: 55% ~ 58%

Estilo: Agressivo

Quem diria que a melhor lista de Caçador depois de tantas expansões continuaria sendo o Deck extremamente agressivo, hein???

Mas suponho que o PH da classe não deixe muita opção, sendo tão bom no que faz, pois assim como a Semente Demoniaca de Bruxo, se o resto do deck não terminar o serviço, o PH do Caçador vai terminar, e se isso não acabar em 3-4 turnos, você não ia ganhar de jeito nenhum.

Enfim, o deck mudou um pouco nessa expansão, trazendo mais buffs para suas criaturas iniciais. Montaria Colidente e Biscoito de Cachorro são excelentes tanto para dar dano, quanto para disputar a mesa quando necessário.

Como no deck Extremamente agressivo: Se você curvar bem, você atropela tudo na sua frente.

E com a adição dos feitiços de buffs, lacaios de custo 1 podem sair do controle de forma bem rápida.

E com o passar do tempo suas ameaças apenas aumentam, com os possíveis danos diretos como Ataque Perfurante ou o Rinoceronte Atropelador (que ainda pode ser buffado pela Tratadora do Brado).

Sua fraqueza, como um bom deck agressivo, é que se você perder gás e o oponente ainda estiver saudável, você perdeu, pois você não se recupera tão facilmente, pois suas compras são poucas e/ou situacionais.

Praticamente qualquer lacaio de custo 1 precisa ser mantido, pois se forem combados entre si ou com seus feitiços, se torna problemas grandes para o oponente.

Em especial o Iniciado Intrépido, a Anomalia Arcana e o Trog de Ferrofundo, se seu primeiro turno for um deles, pegar uma magia para o segundo é de suma importância, pois todos os 3 podem causar bastante ao longo do jogo.

No geral, após os primeiros turnos, não há muito segredo. por isso o mulligan deve ser focado em fazer mesa praticamente independente do oponente. Porem contra outros decks agressivos, considere os bufffs para se manter também, serão de suma importancia nesse tipo de partida.

AAECAR8Cj+MD5e8DDt6+A9zMA6LOA4LQA7nSA4biA9zqA/DsA/f4A8X7A8OABLugBNqgBOGkBAA=

Caçador de Demônios – “Fel Demon Hunter”

Taxa de Vitória: 55% ~ 58%

Estilo: Midrange/Combo

Com certeza o deck mais versátil de todos do Meta, e por isso é extremamente difícil de jogar. 

Então cuidado, o deck é bom, mas precisa de alguns neuronios para tirar tudo que ele pode fazer.

Podendo ganhar na base do controle e das cutucadas que a classe sempre fez e podendo também dar até 28 de dano com o combo de 10 manas (desconsiderando os possíveis descontos) quando necessário e for possível.

No geral, jogue seu feitiços Vis e é isso.

Mas como dito, a versatilidade do deck pode fazer com que a ideia e condição de vitória mude dependendo do oponente.

Em algumas partidas apenas controlar deve ser suficiente, em outras você poderá ser mais agressivo. Em algumas o Combo com Kurtrus Rasga-Demônios, Mira Certeira de Fogovil e Artistas Descartaveis será escencial, em outras nem precisará de tudo isso.

Daí vai a habilidade do jogador de reconhecer o oponente e o melhor estilo de ganhar, e isso se deve a conhecer o meta e conhecer o próprio deck bem, reconhecer o limite dele e até onde ele pode chegar.

Como sua forma de jogar muda bastante com o oponente, SEMPRE considere que o oponente pode ser um Ladino disfarçado. (essa dica serve para todos os jogadores, mas decks versáteis demais como esse merecem ainda mais atenção.)

Então Víbora Putrirrúgia poder ser uma boa, já que na hipótese que o oponente não seja Ladino ou não seja um deck que use armas, você sempre pode trocar ela.

De resto é bem de intuição e leitura do oponente, se for agressivo, as remoções serão o foco, caso tenha um tempo pra gastar, compras sempre são bem-vindas.

e como Caçador de Demônios, lembre sempre de facilitar o exilio do seu Crânio de Gul’dan, se ele vier na mão, cogite deixar se ele tiver facilmente exilavel.

AAECAea5AwSN9wPQ+QOHiwSXoAQN2cYD3dMDx90Dyt0D8+MDkOQDlegDwvEDifcDjPcDmfkDg58Etp8EAA==

Lista do deck de Ultimo Suspiro + Tokens

Taxa de Vitória: 52% ~ 55%

AAECAea5AwTK3QO/7QOHiwSEjQQN2cYDyd0D8+MDkOQDu+0DvO0D/e0DqO8Di/cDqZEEtpIE+JQEyZ8EAA==

Druida – “Beast Druid”

Taxa de Vitória: 55% ~ 58%

Estilo: Agressivo

A Versão de Feras do Druida Aggressivo tem se mostrado cada vez melhor, já que se o oponente perde os primeiros turnos, o deck pode criar uma explosão incontrolável que pode acabar com o jogo já no 3º-4º turno, deixando uma mesa que poucas classes tem como responder com tão pouca mana.

E graças a variedade de Series de Missões no meta, que deixam um turno livre garantido para você iniciar a sua infestação, o deck se tornou muito forte, superando sua versão anterior de provocar.

Como todo deck agressivo, sua ideia é simples: Reze por uma curva boa e atropele o que tem na sua frente.

Os lacaios eficientes de custo baixo combinado com os buffs explosivos podem fechar o jogo extremamente rápido

O potencial do bola de neve desse deck é insano, tornando quase impossível de parar quando bem iniciado.

Porem, fique atento ao oponente, alguma classes conseguem voltar depois de uma boa limpeza de campo, já que seu deck não faz nada sem seus lacaios. Já outras conseguem criar uma explosão de mesa tão rápido quanto.

Conhecer o meta sempre ajuda, sua condição de vitória pode ser simples, mas não significa que sua forma de jogar precise ser. Sabendo as possibilidades do oponente, você pode dar um all-in mais consciente.

Camponês e Esquilo Vibrante são sempre as prioridades, por serem os drops 1 mais independentes do deck, fazendo muito sozinhos sem depender do deck do oponente. E caso eles venham, Infestação Adorável e Sentinelas Cardogrande se tornam bom reforço para o turno seguinte.

Já sobre os situacionais, Druida do Arrecife é bom contra partidas contra outros decks aggressivos, pois o controle da mesa é essencial nesse estilo de partida. 

Compostagem, se você achar que o oponente não terá uma resposta total para sua horda inicial (2/3 lacaios já pode ser muito bom).

Matriarca Sabre-de-Gelo apenas se sua mão tiver uma ótima geração de feras, pois baixar cartas com custo reduzido e cedo sempre é interessante.

AAECAZICAA+50gOM5AOt7APJ9QPR9gP09gOB9wOE9wOsgASJjQShjQTnpATppASXpQS4vgQA

Guerreiro – “Questline Pirate Warrior”

Taxa de Vitória: 55% ~ 58%
Estilo: MidRange

Sem dúvida, o deck mais simples de jogar, uma vez que assim como o Bruxo, a missão garante que, caso o jogo prolongue, o jogo simplesmente acaba pela pressão constante que a Jaganata proporciona.

E sequer preciso comentar que ,depois da chegada do Sr. Castiga, a Jaganata ganhou ainda mais força, podendo dar um letal completamente insano do nada, além do próprio presente no deck.

Você se surpreenderia se eu dissesse que a ideia do deck é: “Taca pirata, bate e taca mais pirata pra bater mais”?

Como dito antes, o deck tem 0 segredo, seu objetivo é fechar a serie de missões o mais rápido possível, pois a pressão constante da Jaganata vai acabar sobrepujando o oponente mais cedo ou mais tarde.

E curvando muito bem, você sequer precisa da Rokara para ganhar, já que muitas vezes a própria pressão de corpo dos piratas pode ser suficiente.

Grumete da Vela Sangrenta é o sonho, por ser  o único drop 1 que do deck e ainda ajudar com a recompensa da primeira parte da serie. podendo equipar a Machadinha de Pedra Ume assim que compra-la.

Falando nela, jogue a Machadinha fora e torça para ela não vir também, já que você só tem uma e se ela vier antes de fechar a primeira parte. você perde a recompensa. ( e não, não vale a pena rodar 2 dela.)

De resto você quer Patife do Porto para comprar e a partir dai você só quer curvar perfeitamente até fechar a Serie.

 

AAECAQcGwd4DkugDju8DmPYD0PkDv4AEDLXeA/7nA9XxA5X2A5b2A5f2A8/7A5uBBJyBBKaKBK2gBK+gBAA=

Por hoje é só!

Agradeço a todos que chegaram até aqui

Lembrando que amanha irei postar as outras 5 classes restantes.

Enffim, caso tenham qualquer opinião, critica ou sugestão, eu adoraria ler.

Agradeço novamente e Até amanhã

Confira a parte 2 desse artigo aqui!!

Facebook Comments Box

Marcos "MaruK" Reis

Apenas mais um jogador de HS. Um simples mono Xamã que sempre busca aprender e melhorar no jogo enquanto ajuda outros pela palavra de Kel'thuzad.

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.