Notas de atualização 20.0.2 – Mudanças Ranqueado e nos Campos de Batalha

Saudações Invasores!!

Mais um patch de mudanças acabou de sair, hoje mesmo já esta disponível a todos, e como sempre vamos ver as mudanças e comentar sobre o que ele pode nos trazer.

Perdão pela demora, deveria ter saído no dia que foi anunciado.

 

Como sempre vamos focar principalmente em Ranqueado e Campos de Batalha, que são os modos mais populares.

Vamos começar com:

 

Mudanças para o Ranqueado

Baralho de Insânias – Nerfado – Custo aumentado de 2 para 4 

Vou falar um pouco mais sobre esse aqui e explicar o porque disso ter explodido recentemente.

Com a rotação do Ano do Dragão, a quantidade de magias possíveis no padrão ficou bem menor do que deveria, tendo o menor numero de conjuntos possível para se basear, que é 5 ( 3 do ano da Fenix, o Essencial e 1 do Ano do Grifo).

Assim, ficou muito mais fácil “controlar” algumas curvas de mana do Baralho, principalmente as mais altas.

Um exemplo é que os feitiços de custo 7 SEMPRE vão virar ou A Lei do Mais Forte ou Nagrand Vitória, já que são os únicos possíveis na mana 10.

Já sobre a mudança, vai acabar a maior toxicidade do deck, que era a possibilidade de dar o Baralho no turno 1, caso você tenha a moeda.

E quanto mais demorar para ser jogado, pior o baralho fica, pois você vai gastar mais e vai transformar menos cartas.

É uma boa mudança, já que não matou a carta completamente, só deixou o custo mais coerente com o beneficio que a carta traz. 

Espada dos Caídos – Nerfada – Durabilidade reduzida de 3 para 2

Muito justo.

Era a melhor carta do deck de Segredos e de muito longe.

Os Segredos de Paladino, por custarem 1, não são tão fortes quando jogados “normalmente”, mas a Espada comprava e colocava em campo 3 deles, por 2 manas, o que além de ser ótimo apenas por isso, ajuda a curvar com algumas cartas especificas que necessitam de segredos equipados para serem completamente efetivas.

Com essa mudança, ela está justa, comprar e jogar 3 cartas por 2 manas era insano, mas ainda vai continuar fazendo seu trabalho bem feito.

Janice Barov – Nerfada – Custo aumentado de 5 para 6

Mais uma das cartas que se beneficiou com a rotação do Ano do Dragão.

Por ser uma espécie de tutor, que usa um custo especifico para um efeito aleatório, ter menos opções é muito melhor.

Atualmente no padrão, tem apenas 1 opção realmente péssima que é o Arauto de Sangue (1/1 de Caçador/Caçador de Demônios), todos os outros vão de bons para incríveis quando vem aleatoriamente.

Por isso, todo deck que podia usar ela, usava. Já que era difícil não ter um grande valor.

Por ela ter explodido agora com essa “falta de coisas ruins para vir”, o nerf de 1 de custo é bem justo.

Encantador de CanetasNerfado – Seu Grito de Guerra agora só causa dano a lacaios.

A unica surpresa desse nerf foi esse ser o único que afeta diretamente os de Incunábulos e o de Vassoura de Paladino.

É preciso pensar bastante pra ver o quanto isso vai custar pra esses decks, já que muito do dano direto desses decks vinham dessas canetadas que eram quase infinitas com os Incunábulos com desconto.

Ladino também vinha usando demais com o Contato de Campo para comprar cartas e com reduções de custo com o Octorobô Eficiente

A mudança é bem boa, já que é meio injusto uma carta de 1 mana ter tanta versatilidade e valor com essa possibilidade de ser infinita.

Posto Remoto – Nerfado – Vida Reduzida de 4 para 3

O card que mais surpreendeu na expansão, todo mundo achou que era bom, mas superou e muito as expectativas.

Literalmente qualquer deck que pudesse rodar isso, rodava.

Se ele entrar muito cedo, a complicação que isso causa para o oponente é bizarra.

E já que temos poucas opções de cartas que interferem na mão oponente, uma que entra tão cedo e é tão difícil de lidar quando entra cedo é muito boa.

E a mudança é justamente pra facilitar lidar com ela, agora poderão lidar com apenas um feitiço ou uma troca e ele ainda pode ser uma pedra no caminho de alguns decks.

Posto de Mor’Shan – Nerfado – Vida Reduzida de 5 para 4

E da mesma forma que o Posto Remoto, além de aprimorar o Kargal, Chaga de Guerra, o Posto de Mor’shan era bem absurdo contra alguns decks, e é bem difícil de lidar quando jogado em curva.

E sua mudança, assim como a do Remoto, é mais para frear esse dificuldade de tira-lo no inicio de jogo.

Sobre as Mudanças no Geral – Ranqueado

Sinceramente, esperava alguma mudança no Inicio do jogo do deck de Incunábulos, principalmente na Atendente dos Aldor ou Mão de Adal ou Primeiro Dia de Aula. 

Outras apostas foram a Agua Refrescante da Fonte  e a Espada com Afiador mas todas essas cartas passaram impunes.

Mas depois de pensar um tempo, ver outras analises e conversar sobre elas, vi que a Blizzard ultimamente tem feito nerfs bem onde deveriam ser feitos, tirando a parte toxica das cartas mas mantendo elas jogáveis.

Antigamente, os nerfs matavam as cartas completamente, e isso a Blizzard não quer, eles precisam que o jogo tenha variedade de ideias pra continuar atrativo.

Vamos ver se os nerfs diretos e indiretos as classes vão mudar o meta que vinha ficando bem chato de se lidar.

Mudanças nos Campos de Batalha
Mudanças em Poder Heroicos

Rainha Lumbafuba – Retornou Nerfada – Buffa seus lacaios em +1/+1

Após ficar um tempinho fora dos Campos, a rainha retorna com seu poder enfraquecido.

Isso se deve a composição de Viveiro (Varias Raças), estar bem forte e fácil de fazer atualmente. Se voltasse ao jogo como era, talvez ficaria forte demais.

Com isso ela ainda vai ser bem interessante, já que um composição de Viveiro é bem fácil de fazer no inicio do jogo, os buffs vão lhe segurar vivo no jogo até você se firmar em um composição definitiva.

Capitã Presagancho – Balanceada – Custo reduzido para 0 e escolhe entre 2 opções ao invés de Descobrir

Encontraram um meio termo para a Presagancho.

Descobrir por 0 era quebrado, Descobrir por 1 era medíocre, Ganhar um aleatório por 1 era ridiculamente ruim, e ganhar aleatoriamente por 0 era medíocre.

Agora você ter uma limitação no descubra, mas o custo volta a ser 0.

Isso ajuda demais ela a voltar a ser viável, pode não ser o herói mais quebrado como quando lançou, mas aposto que vai ser bem forte.

Mudanças no Acervo de Lacaios

Administrador do Tempo – Balanceado – Vida reduzida de 4 para 3, mas buff ao vender aumentado.

A Blizzard está fazendo ele ficar mais forte naquilo que ele foi feito para.

O Administrador sempre foi usado apenas por seu corpo extremamente solido para o grau, o buff era um bônus.

Agora ele é melhor no buff, mas deixa a desejar no quesito status.

Lider da Alcateia – Buffada -Ataque aumentado de 2 para 3

Sinceramente, isso não muda nada.

Você não pega a Lider pelos status e sim pela sinergia, então os status dela ajudam mas não tem tanta importância já que a fraqueza dela, que é o fato que ela precisa ficar viva, não muda com um ataque maior.

Arara Monstruosa – Buffada – Ataque aumentado de 4 para 5

Ai ai essa Blizzard.

Repito o mesmo que disse na Líder, o ataque não importa nessa carta.

A sinergia dela é forte o suficiente para ela ser viável, sendo umas das principais peças da composição de Goldrinn, que só funciona no fim de jogo.

E no fim de jogo, 1 de ataque não é importante

Novamente, ajuda mas nem tanto.

Arauto da Chama – Buffado – Ataque aumentado de 5 para 6

Essa faz sentido.

Já que o efeito dele depende do dano causado, 1 de ataque muda muito.

Mas ainda assim, a composição de Dragões não depende do Arauto para nada, já que tem opções melhores para usar quando achar o Kalecgos e fechar sua composição.

Ele vai continuar sendo usado como um tapa-buraco no meio de jogo pelos status e efeito bom para essa fase de jogo.

Elemental do Fogo Indômito – Buffado – Vida aumentada de 3 para 4

Qualquer buff de vida é interessante, já que a proposta do jogo é ter lacaios na mesa quando o round acabar.

Mas assim como o Arauto da Chama, essa peça nunca foi algo essencial na composição da sua tribo, sua função sempre foi ajudar na transição do meio para o fim do jogo e ajudar quando vem muito buffada por cartas como o Nomi.

E essa função não muda com esse buff.

Tenente Garr – Buffado – Ataque aumentado de 5 para 8

Bom.

Já que ele ganha apenas vida infinitamente sem o auxilio de outras peças, ter mais ataque base é muito bom, pois não interessa o quanto você aguenta apanhar se você cair antes do oponente. (kkkk)

Dito isso, ainda é uma peça descartável na composição de Elementais, pois dependendo do lobby, isso morre para qualquer lacaio que tenha Venenoso. Então é mais interessante usar lacaios com Escudo Divino ou que batam em área do que apenas um Provocar gigantesco.

Ragnarin – Buffado – Vida e Ataque aumentados de 4 para 6

E ele volta a ser o que era.

Ai ai essa Blizzard…

Como qualquer lacaio que buffa outros e pode se buffar também, ter mais status base é muito bom, pois tira a fraqueza desse tipo de carta que é quando ainda não foi dado tempo suficiente para ela ser relevante no combate.

Então é bom mas…………. É.

Sobre as Mudanças no Geral

Esse é com tranquilidade um dos patchs mais preguiçosos de Campos de Batalha possível.

Mas até que é compreensível, já que um grande vem por ai trazendo a “tribo” nova e novas mecânicas, e esse é basicamente pra fechar esse meta antes dessas mudanças.

Por isso que tem tão pouca coisa e o que tem não muda tanto assim.

Vamos esperar essas mudanças ansiosos, já que esse foi… decepcionante.

 

E por enquanto é isso.

Agradeço a todos que passaram por aqui e chegaram até o fim.

Peço que comentem, deixando as suas opiniões, criticas ou sugestões e compartilhem também para nos ajudar.

Até a próxima!!! 

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Marcos "MaruK" Reis

Apenas mais um jogador de HS. Um simples mono Xamã que sempre busca aprender e melhorar no jogo enquanto ajuda outros pela palavra de Kel'thuzad.

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